

HISTÓRIA






O Chihuahua é considerado a raça de companhia é a menor do mundo sendo uma das mais antigas da América do Norte, supostamente trazida pelos chineses, mais especificamente para a região do México, apesar de existir várias teorias sobre a origem do Chihuahua.
No estado mexicano Chihuahua, ao norte do país, podemos ainda encontrar alguns pequenos cães selvagens, muito semelhantes aos chihuahuas. Segundo dizem os chihuahuas são descendentes dos techichis, que eram usados como cães de sacrifício em rituais astecas. Alguns historiadores vão ainda mais longe e afirmam que os seus antecessores foram domesticados pelos toltecas, o que quer dizer que a raça já existe há mais de mil anos. Segundo outra interpretação, foram os espanhóis, somente no século XV, que introduziram estes pequenos cães no México, durante as suas conquistas. Mas nunca foi possível comprovar sua veracidade.
Algumas descobertas arqueológicas relatam restos de um pequeno cão mumificado (supostamente de um Chihuahua) datado de mais de 3 mil anos.
Certo é que a história da raça se encontra documentada desde meados do século XIX. Nessa época, os camponeses do estado mexicano do Chihuahua vendiam estes cães a turistas americanos. E foi assim que os chihuahuas começaram a derreter corações por todo o mundo. Os turistas estavam de tal modo entusiasmados com o “menor cão do mundo”, com os seus grandes olhos e orelhas, que a sua comercialização rapidamente se estendeu pela América do Norte e, a partir daí, para a Europa.
PERSONALIDADE
O Chihuahua é um cãozinho que adora a companhia de seu dono, atribuindo a ele toda a sua fidelidade e docilidade. Apesar de pequeno o ego deste cão é gigante. O chihuahua adora ser o centro das atenções e caso ele ache necessário, chamará a atenção do dono com latidos ou até fingindo estar magoado.
Autoconfiante e corajoso, enfrenta cães de tamanho grande. E nada de subestimar este anãozinho muito inteligente, esperto e rápido. Apesar de apreciar carícias, fora da mala é um cão super normal, podendo correr enormes distâncias e até se destacar em certas modalidades por conta da sua inteligência, sensibilidade e, claro, tamanho, é também considerado um cão terapêutico.
Por estar sempre em alerta constante foi considerado também um cão de guarda. Apesar da sua aparência de cão mimado, é robusto e, quando criado nas condições apropriadas, é resistente a inúmeras doenças. Não é de todo incomum encontrarmos chihuahuas com 18 anos.
O chihuahua não tem que estar no colo do dono o tempo todo, ele adora explorar o ambiente que o rodeia por si próprio. O chihuahua é um cão bastante brincalhão e que adora o contacto com os donos, ao lado dos quais gosta de se manter. Numa situação de perigo, estes pequenotes não hesitarão em defender os donos, ainda que se coloquem em risco. Se dão super bem com outros cães e com pessoas adultas, já com crianças pequenas a história é outra e requerem atenção da família. Se sentem mais confortáveis na companhia de famílias com filhos mais velhos, a partir dos 10 anos, aproximadamente. Para uma convivência em harmonia com esta bolinha peluda, são fundamentais uma educação assertiva. O objetivo é evitar desde o início os comportamentos como latidos irritantes ou teimosia excessiva.

TEMPERAMENTO
O chihuahua é alerta, gentil e resistente. Seu charme e fofura conquistam a família toda. São cachorros muito devotos e leais ao seu tutor. Os chihuahuas possuem inteligência acima da média, aprendem rápido e trazem em sua personalidade características da família terrier, como autoconfiança e segurança.
Cheios de vida e muito animados, cachorros dessa raça também são conhecidos por serem temperamentais e atrevidos. O adestramento pode ajudar a torná-los mais obedientes e parceiros e controlar uma eventual agressividade.
Este pequeno cachorro não tem noção de seu tamanho. Caso desenvolva um comportamento combativo e bruto, o chihuahua não vai hesitar em desafiar cães de qualquer porte.

O Chihuahua possui dois tipos de pelagem: Pelo curto (macio e brilhante) e Pelo longo (liso ou ondulado e nas orelhas, pescoço e cauda). Suas cores variam entre os mais diversos tons.
Quanto as características físicas os chihuahua saltam à vista ao seu tamanho reduzido, as orelhas largas e bicudas, os olhos desproporcionais em relação ao corpo, a cabeça arredondada como uma maçã e o nariz pequeno e pontiagudo. O peso dessa raça varia dos 1,5kg a 3 kg.