Canil Iqbal Kennel

Dicas

A seguir, algumas orientações básicas sobre os cuidados com os cães. Considere que existem variações na conduta dos veterinários, portanto, use esse guia apenas como base. O veterinário que trata e conhece seu cão é quem melhor pode orientar sobre os cuidados com ele.

  • Alimentação

    Nossos filhotes no canil comem uma ração super Premium que é a PREMIER MINI BITS FILHOTE FÓRMULA. Manter a ração indicada até 1 ano. Filhotes a partir de 45 dias de idade: A quantidade de ração a ser dada varia com a raça e o peso do animal. Na embalagem do produto o fabricante da ração indica a quantidade ideal. A ração é um alimento completo. Não ofereça outro tipo de alimento que não seja a ração. Cães a partir de 1 ano de idade: A ração indicada para cães adultos será PREMIER ADULTO FÓRMULA.

    1. 1. Os filhotes comem 3 vezes ao dia quando pequenos e bebem água filtrada a vontade
    2. 2. Os filhotes passam a comer menos à medida que vão crescendo. Assim, reduza o número de refeições gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia
    3. 3. A ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal
    4. 4. Restos de comida, doces, massas e tudo o que não for prescrito pelo veterinário deve ser evitado, mesmo que o cão goste ou queira comer.
    5. 5. Mudanças alimentares devem ser feitas gradativamente ou o animal poderá apresentar diarréia
    6. 6. Cães de raças grandes devem ser alimentados 2 vezes ao dia quando adultos. Isto evita que ele coma grandes quantidades de alimento de uma vez e venha a ter uma torção do estômago.
  • Dentição

    A troca de dentes se inicia com 4 meses de idade e termina aos 6 meses. O cão tem grande tendência a formar tártaro, o que provoca o mau-hálito e a perda precoce dos dentes permanentes. A cárie também ocorre em animais que recebem alimentos doces. A higiene da boca do cão pode ser feita através de escovação. Existem escovas e pastas dentais para cães. A escovação deve ser feita 2 a 3 vezes por semana, no mínimo.

  • Hora do Banho

    Nossos filhotes tomam banho a partir de 45 dias de idade. E usamos Shampoo Johnson, não ardem os olhinhos e indicado para pele delicada dos bebes. Ao dar Banho use água morna e coloque algodão nos ouvidos para evitar otite. Nunca dê banhos contra pulgas e carrapatos utilizando produtos inseticidas em filhote com menos de 6 meses. Consulte seu veterinário quanto ao tratamento. Cuidados com a pelagem: Escovar diariamente o animal para a retirada de pelos mortos e poeira, e verificar a presença de parasitas (pulgas, carrapatos, etc.). Raças de pelagem longa recebem uma primeira tosa aos 6 meses, e depois periodicamente (a cada 2 meses).

  • Cios

    As fêmeas entram no cio entre 6 meses a 1 ano de idade, variando com a raça e o tamanho do animal. O cio dura em torno de 15 dias e é acompanhado de um sangramento (de leve a moderado) e aumento perceptível da região genital. Algumas fêmeas podem não apresentam sangramento "cio seco". A castração é um método muito eficaz de controle de natalidade. Castrada, a cadela não tem mais cios. O macho não tem cio e torna-se apto à reprodução a partir de 1 ano. Ele pode começar a ter manifestações sexuais a partir de 3 meses de idade, principalmente quando sentir o cheiro de uma fêmea no cio. A castração também é feita no macho.

  • Vermifugação

    A mãe pode transmitir vermes aos filhotes, tanto pela placenta como pelo aleitamento. Vermifugar a fêmea antes do acasalamento é uma medida preventiva para que os filhotes nasçam livres de vermes. Todos os filhotes devem ser vermifugados no seguinte esquema: O veterinário irá prescrever o vermífugo para o seu cão. Animais adultos devem ser vermifugados com freqüência, principalmente antes das vacinas anuais. Existem áreas em que é comum o "verme do coração" (dirofilariose). Informe-se com o seu veterinário para iniciar um tratamento da prevenção.dirofilariose.

  • Produto de Higienização

    Herbalvet T.A.® / Agradável e duradoura fragrância herbal. Indicações: HERBALVET T.A. é indicado na desinfecção e desodorização de ambientes em geral. Possui ação bactericida, fungicida e viricida, não é corrosivo, não mancha tecidos e é altamente seguro.

    Modo de uso e dosagens: HERBALVET T.A. deve ser diluído na água, na dosagem de 1 ml do produto para 500 ml de água e aplicado na superfície ou material a ser desinfetado.

  • Vacinação

    É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o cão adulto. Os filhotes devem ser imunizados antes de começarem a freqüentar as ruas (15 dias após ter tomado a vacina contra a raiva). Existem muitas doenças virais que podem acometer os cães e são causadoras de um grande número de mortes. Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarréia, e previamente vermifugado. Se isso não for observado, pode ocorrer falha vacinal, ou seja, o organismo não responder plenamente à vacinação. As vacinas que seu cão deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (V8 ou V10) e anti rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação. Abaixo, um calendário para a vacinação de filhotes, com as vacinas existentes no mercado: Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a cadela nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da mãe para a cria. IMPORTANTE !!!!!! REFORÇO ANUAL DE TODAS AS VACINAS!

  • Dúvidas quando o filhote chega a casa

    Quais as primeiras providências quando acabo de receber um filhote?
    A primeira coisa a fazer é levar o filhote ao seu veterinário de confiança. Se você não tiver um, na carteirinha temos uma indicação. Leve seu filhote junto com a carteira de vacinação para uma consulta. Procure perguntar ao veterinário TUDO o que você achar importante, mesmo que as perguntas pareçam bobas... lembre-se que ele é um profissional e é a melhor pessoa para orientá-la.
    Como escolher um nome para o meu filhote?
    Entre no site Filhotinhos e escolha um nome lindo: www.filhotinhos.com.br
    Quais são os acessórios que devo ter em casa?
    • Dois comedouros em inox, sendo um para água e outro para a comida. Para raças maiores, procure adquirir comedouros “suspensos”, que facilitam a alimentação do filhote.
    • Caminha, casinha e cobertores pode ser uma boa opção para o enxoval do seu cão. Os brinquedos devem ser adequados ao tamanho do cão e fabricados para animais. Cuidado com os brinquedos infantis com peças que possam ser engolidas pelos filhotes.
    O filhote está dormindo demais... Ele pode estar doente?
    Os filhotes, assim como os bebês humanos, dormem bastante MESMO. Eles alternam períodos curtos de relativa atividade com longos períodos de sono. Isso é normal. Quando o filhote dorme ele treme muito... O que pode ser? E durante os períodos de sonho podem mexer o corpo todo, como se estivessem correndo, rosnando, comendo... Enfim... sonham MESMO.
    Meu filhote está com diarréia. É normal?
    Talvez sim... Talvez não... É muito comum, quando os filhotes chegam a suas novas casas, que o intestino fique ligeiramente desarranjado por causa do stress da mudança, apresentando consistência mais pastosa. No entanto, não é normal que as fezes sejam acompanhadas de sangue ou que seja quase líquido. Pelo sim, pelo não, o veterinário deve ser consultado a respeito já na primeira consulta.
    Tenho um filhote macho, mas ainda não tem os dois testículos. Quando é que eles vão aparecer?
    Normalmente os testículos 'descem' para a bolsa com 3/4 meses. A melhor coisa a fazer é pedir ao seu veterinário que faça um exame detalhado no seu cão uma vez que caso ele não tenha os dois testículos corretamente posicionados, é possível fazer um tratamento para que eles fiquem no lugar correto. Neste caso é importante que o veterinário realizar um controle através da palpação ou até mesmo com auxílio de ultrassom, pois este testículo oculto poderá sofrer mudanças na sua formação podendo até se tornar um tumor.
    Quando posso sair para passear com meu filhote?
    Só é recomendável sair à rua com os filhotes após ele ter recebido TODAS as doses das vacinas. Isso porque só após a última dose é que ele estará realmente protegido.
    Meu filhote não aprende a fazer suas necessidades no lugar. Como ensiná-lo?
    Os cães só adquirem controle pleno do cocô e do xixi com 3 ou 4 meses de idade. Alguns filhote podem demorar até 6 meses. Adestre no PipiDollys e o ensine molhando o jornal com o xixi dele colocando em cima do PipiDollys e assim irá condicioná-lo a fazer as necessidades.
    Já tenho um cão adulto e adquiri um filhote. Como fazer para que o mais velho aceite o novo companheiro?
    Para que o cão mais velho aceite o novo companheiro, é fundamental que a hierarquia entre eles seja respeitada pelos donos. O mais importante neste caso é não tratar o filhote como um coitadinho a ser protegido. Isto tem uma boa razão: pelo fato do “cão da casa” ser mais velho ele tenderá a ser o líder da matilha, com direito a tratamento especial pelos donos. É bom lembrar que nas matilhas, uma das funções do líder é justamente a de educar os filhotes mais moços. O papel do dono/humano é respeitar e até mesmo reforçar esta hierarquia de várias maneiras:
    • O cão líder (mais velho) deve ser cumprimentado primeiro quando você chegar a casa
    • Na hora da comida, forneça primeiro para o líder e só depois para o filhote.